Unidades de saúde

Faculdade de Ciências Médicas

Nossa escola médica, em atividade há 75 anos, uma das fundadoras da Universidade do Distrito Federal, depois Universidade do Estado da Guanabara, e atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro, criada como escola privada, funcionando, à época, no prédio por ela construído na Fonseca Telles, dispõe de Curso de Graduação (49 disciplinas), 4 (quatro) Cursos de Pós-Graduação stricto sensu e 9 (nove) lato sensu, além de 53 programas de Residência Médica. Tem como campos de prática docente-assistencial o Pavilhão Américo Piquet Carneiro, o Hospital Universitário Pedro Ernesto e a Policlínica Piquet Carneiro. Atualmente, 1358 discentes estão ativos em nossos cursos de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu.

Site: www.lampada.uerj.br/fcm

Faculdade de Odontologia

A Faculdade de Odontologia possui cursos de graduação, especialização, mestrado, doutorado e cursos de formação técnica. As Clínicas Odontológicas de Ensino (COE) atendem a população realizando cerca de 3.000 atendimentos odontológicos por semana, em diversas especialidades. Atuando na área de prestação de serviços desde 1974, a Faculdade possui em seu cadastro cerca de 25.000 pacientes matriculados. O atendimento é feito por alunos de graduação e pós-graduação, sob supervisão dos professores. Atuamos em 13 especialidades odontológicas, proporcionando um atendimento integral aos pacientes.

Site: www.odontologia.uerj.br

Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe)

O Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) é peça fundamental na estrutura de ensino, pesquisa e atendimento à saúde da UERJ. Além de sua importância para o sistema de saúde do Estado do Rio de Janeiro, o Hupe forma novos profissionais e produz conhecimento. Com 560 leitos e 16 salas cirúrgicas, o hospital é capaz de realizar cirurgias em mais de 60 especialidades e sub-especialidades médicas, incluindo procedimentos sofisticados, como cirurgia cardíaca e transplantes de rim e de coração. O Hupe não possui emergência, atendendo apenas a pacientes encaminhados por outras unidades públicas de saúde.

Site: www.hupe.uerj.br

Policlínica Piquet Carneiro (PPC)

É o maior posto de assistência médica da América Latina, com 15 mil m² de área útil. Até 1995, a unidade tinha perfil ambulatorial, ganhando novas características após convênio de co-gestão entre o Ministério da Saúde e a UERJ, visando a fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) com a integração docente-assistencial. Dessa forma, a Policlínica tornou-se espaço de formulação, implementação, testagem e avaliação de modelos de saúde, através da integração ensino/serviço/pesquisa com a perspectiva de desospitalização, enfatizando práticas de saúde preventivas e resolutivas. Possui 23 especialidades médicas, apoio diagnóstico/terapêutico e atende em média 30 mil pacientes por mês.

Site: www.ppc.uerj.br